terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Um pouco menos

Pensamento [sm (pensar+mento2) 1 Ato ou faculdade de pensar. 2 Ato do espírito ou operação da inteligência. 3 Fantasia, imaginação, sonho. 4 Cuidado, preocupação, solicitude. 5 Idéia, lembrança. 6 Modo de pensar; opinião. 7 Alma, espírito. 8 Conceito, moralidade (de um apólogo, epigrama, ou sátira); a intenção de um autor. P. de classe, Sociol: conjunto de idéias, valorações, atitudes e conceitos peculiares aos membros de uma camada social. P. social, Sociol: conjunto das reflexões não sistemáticas do homem sobre suas experiências como ser social].
Michaelis.
Leia escutando "Sobra Tanta Falta", O Teatro Mágico

Nestes dois meses em que estive fora da relação direta e intensa com a AIESEC, organização para a qual me dediquei nos últimos três anos e que me fez aprender, dentre várias coisas, sobre liderança e sustentabilidade, tenho me sentido um pouco menos. Menos, principalmente, sustentável.
Hoje estive na entrega do "1o. Prêmio Varejo Sustentável" do Wal-Mart, que envolveu estudantes do ensino técnico e superior, no desenvolvimento de projetos que tornem o mercado e suas práticas mais comprometidas com a garantia de um futuro melhor. E eu adoro esse assunto. E gosto porque me identificio com as necessidades mundanas e acho que tenho potencial para contribuir com uma sociedade melhor.
Antes do evento começar, visitei a exposição, no MAM (Museu de Arte Moderna), realizada com materiais recicláveis e, visivelmente, articulada com os "básicos" três pilares.
Como era ali no Ibirapuera (o Parque), eu, de salto alto preto, calça social preta, camisa de botão e acessórios em prata, fui dar uma volta e, de novo, não vi sustentabilidade. Nem em mim mesma: refleti sobre os altos e baixos na minha alimentação e prática de exercícios físicos, prática pouco coerente ao meu próprio discurso.
Caminhei ao lado dos aparentes "atletas" que, no dia-a-dia, podem se sentir "poucos" como eu. Ouvi conversas, ouvi a mim mesma e resolvi escrever.
Palavras são uma forma de agir e acho que quando a gente externaliza o pensamento, os desafios parecem ser mais claros, mesmo os mais internos, que deveriam ser só nossos.
Que haja espaço nesta minha nova etapa de vida para me sentir mais e melhor e que eu volte a ser "um pouco mais", no mínimo.

Nenhum comentário:

*Não adesão à nova regra gramatical.