sábado, 10 de outubro de 2009

X - O décimo mês do ano

Dez [Diz-se do cardinal equivalente a uma dezena. sm 1 Os algarismos arábicos (10), a letra romana (X), ou qualqueroutro símbolo que representam dez. 2 Carta de jogar marcada com dez pontos. 3 Aquele ou aquilo que tem o décimo lugar numa série].
Michaelis

Comemorar aniversário para os líbios não tem o mesmo significado que para nós. Com a mentalidade voltada para o que é coletivo e, sendo aniversário uma data individual, não é grande coisa e nem comum uma pizzazinha com amigos ou família.

Assim, ho-ho-ho, não é Natal nem Ramadã, mas foi dada a largada para o melhor mês do ano para mim: Outubro!

De primeiro, no dia 03, vem a Cá. Mamãe é do dia 06 e a Te também. Logo em seguida vem a vovó e o Chefitcho no dia sete. Dia 11 é a Marcelita, minha prima, e dia 12 é um pouco de mim também: Criança e Fé - adoro relembrar o recreio desta época quando no colégio.
Felipão vem dia 15 e Ruth dia 16.
Seguindo com fôlego, chega o dia 18, onde, mais do que em qualquer outra data, costumo reunir "todos os meus amigos do mundo" e a família.
Alegria estoteante, em partilha com a Bela, "amiga para sempre", que, junto com o Mendes, faz aniversário no dia 19 e com quem divido a anual celebração há quase dez anos - o número do mês!
Dia 20 tem mais três bolos: um pro Chocô, um para a Tia Tetê e um para o meu primo Caio, que já deve fazer 15 - ou 14, por aí.
Quase fechando, dia 23 tem a Déa, amiga-noiva-poeta e, dia 24, o Tio Fael.
Particularmente neste ano, o mês será encerrado com chave de ouro, porque a Déa se casa dia 31 e, assim como nesta, não vou estar em nenhuma das outras fotos.

Não sei como vai ser, mas tem sido curioso receber e-mails ansiosos, idéias por telefone e cartões postais que serão destinados a BH, já que aqui não tem endereço.


Quando voltei do Brasil e abri minha mala, tinha um presente, um cartão e um bilhete "Abra somente dia 18. Beijos, Mamãe". O que será que será?

Enquanto a semana não passa, o dia não chega e eu não decido se viro líbia este ano - para esta data, vou vivendo um por vez, e, com graça, recomeçando de novo e terminando sorrindo.

A última da série foi:
- Por favor, gostaria de falar com Sr. Antônio?
- Sou eu.
- Oi Sr. Antonio, é Bárbara, tudo bem? (blablaba) Estou ligando para dar uma boa notícia (...), o Sr. tem interesse?
- Claro que eu tenho, fia! É rua..., número 44.
- Ahahahahaaha.

2 comentários:

Anônimo disse...

Lindeza da minha vida... não creio que foi niver da sua mae e nem sabia... mierda!!!! Vou ligar para ela urgente ... segundo: realmente outubro é lindo sim.. mas por motivos óbvios eu prefiro novembro! Amos seus posts!! E amo mais ainda você.. muita saudade sempre e em breve nos falamos para um FELIZ ANIVERSARIO!!!!!!!!!!! Beijos com muito amor!!!!!!!

Te disse...

=) outubro é realmente um mês mto especial! mtas datas importantes!!
eu tmb ja quebrei a cabeça pensando em como fazer surpresa ai pra vc na libia e ja me conformei!! mas uma ligação cm ctza vc vai receber! =)
bjs!!!

*Não adesão à nova regra gramatical.