sábado, 19 de dezembro de 2009

O que você está fazendo?

relicário [1 Recipiente onde se guardam relíquias. 2 Bolsinha ou medalha com relíquias que, por devoção, alguns trazem ao pescoço. 3 Caixa de lembranças ou recordações. 4 Memória; coração].
Michaelis

Em tempos de COP-15 e discussão sobre os efeitos atuais e futuros quanto à mudança climática, a segunda-feira por aqui amanheceu como eu: devagar. As nove horas cruzaram o relógio e o tempo estava escuro; e eu fora da cama. No trabalho, com algumas planilhas de excel pela frente, confundindo o que não era claro, com o que é novo, tentava ajustar em mente uma semana de despedida, comemorações e sensibilidade do espírito que se prepara para um Natal em casa na Líbia ou no Brasil.

Parece que este ano o próprio país cedeu à nossa procura cristã para valorização do momento, sendo possível organizar ceia e transformar os colegas de trabalho em familiares ocasionais.

Nesta busca constante por nos sentirmos em casa, tentamos nos apropriar da vida do outro, fazendo do processo diário um fluxo natural de novos e importantes relacionamentos.

Não literalmente, mas quase, as mudanças estão também na ida-e-vinda, chegadas e partidas. E, nesta semana, em que o Sol tem dormido até tarde, sentindo o frio intenso, uma das minhas rommies vai de volta para casa: Brasil!

É estranho pensar, porque você se acostuma: acostuma com as gracinhas, com as conversas e com o "ter mais um". Por outro lado, fazendo parte, a gente comemora a felicidade da escolha e se prepara para se adaptar à nova rotina. Nem mais ou menos. Simplesmente, como é.

Entre as escolhas do que pôr na mala que só tem um despache e um destino, dá vontade de colocar algumas coisas mais; mesmo que não materiais.

Seguindo adiante, nós três levaremos, espaçadamente juntas, um relicário nosso, com momentos muito bons, caseiros, saudáveis, alegre e vivo; exatamente como somos e como não nos dispusemos a mudar. Pelo menos, isso não.

Nenhum comentário:

*Não adesão à nova regra gramatical.