terça-feira, 11 de novembro de 2008

O que é que eu sou?

Empreendedor [1 Que empreende. 2 Que se aventura à realização de coisas difíceis ou fora do comum; ativo, arrojado. sm 1 Aquele que empreende. 2 Aquele que toma a seu cargo uma empresa].
Michaelis.

Empresário [1 Pessoa que se estabelece com uma empresa ou indústria, tomando a seu cargo a execução de um trabalho. 2 Pessoa que, objetivando lucro, investe capital na realização de espetáculos artísticos, esportivos etc].
Michaelis.

Empreendedora ou empresária? Ou isto no masculino, para você que aqui lê.
Há uns dois anos, depois que me envolvi fortemente com uma organização do terceiro setor e seus parceiros, achava que aqui vim para me tornar empreendedora. Aqui que eu digo é Terra, a atender um chamado, sabe?! Alguém com perspectiva diferente, que vê oportunidade onde o tal empresário não vê negócios e, por conseqüência, não vislumbra dinheiro e, mais sutilmente, retorno financeiro.

Mas eis que me adentro no mundo do segundo setor, o corporate mesmo, quando há orçamento, dos muito bem considerados pois, ali, se vê retorno financeiro.
E no entendimento da cultura, é dito um conceito diferente do empreendedor.
Para mim, empreendedor é o criativo que gera um negócio, em sua maioria sustentável, com retorno comunitário, social e/ou cultural, onde cabe ao empresário transformá-lo dentro de um modelo de gestão que, além de política, social e ambientalmente correto é, por sua vez, lucrativo.

Nesta dúbia interpretação de conceitos, decidi acreditar naquilo que é pensamento meu: nem segundo e nem terceiro setor. Primeiro?? Sim, primeiríssimo porque é meu e nada de Governo nesta interferência, portanto, o que é que eu sou?:

Alguém que vê sob uma perspectiva única e por trabalhar por um fim social, mesmo que em muito longo prazo, empreendo com uma gestão de negócios que finda em um retorno financeiro, porque ninguém é de ferro, nem tão pouco sonhador em escolher empreender ou empresariar.
Sabe aquela história de "istou ou aquilo"? Pois é. Nem isto, nem aquilo. Sou os dois. E tudo ao mesmo tempo, agora!

2 comentários:

Te disse...

uhuhuh lido!

agora, pra que serve ser tua seguidora se eu nao recebo um aviso q tem um post novo??? to um poco confusa!! hehehe

bjsss

Unknown disse...

gente
descobri esse blog só hj!
já sou fã!
adicionado ao meu favoritos!
bjinhosss
Amanda Azeredo

*Não adesão à nova regra gramatical.