sábado, 24 de outubro de 2009

Panis et Circencis

Esses dias me disseram que não sou uma pessoa da sala de jantar. Para quem também não tinha pensado nesta definição de pessoas que pensam fora da caixa e arriscam mais do que outras, aproveitem!
http://www.youtube.com/watch?v=VPN4lwVcZLo

Esta semana eu gostei da idéia de que as mulheres aqui saiam pouco nas ruas, se interagem quase nada com aqueles do sexo oposto e se cobrem, literalmente, da cabeça aos pés. Não é machismo da minha parte não, é simplesmente uma constatação: se elas fossem como nós, a competição aqui seria acirrada e o país seguiria dentro das proporções normais de que há mais mulheres do que homens no mundo e, em todas as festinhas e baladas, poderia perder um flerte por alguma delas "despidas".
Ahhh, assim não ia ter graça, não seria nada diferente do que temos e, qual a idéia em arriscar, senão para tentar o que é novo?

Gracinhas à parte, é verdade! Aqui há mulheres bonitas, de traços fortes e que sabem se produzir para um encontro no fim da tarde - pula a produção para casamentos que, não tem jeito, elas pecam pelo exagero!

Na quarta-feira, saí com quatro (também) expatriadas para irmos tomar um café na casa de uma delas, com as líbias. Duas das garotas locais foram em casa se arrumar. Confesso que fiquei muito confusa e não entendi, porque era somente um encontro entre mulheres, no fim do dia: pãozinho delicioso, uma torta salgada que a dona da casa tinha feito, pães de queijo de saquinho para que elas conheçam algo muito bom do Brasil, suco, refrigerante e bolo de chocolate. Simples e informal.

Eu particularmente estava ansiosa para o momento em que tirassem os véus, porque as vejo todos os dias, sempre e somente com aquela carinha redonda, limitada, à mostra, dificultando a expressão e minha curiosidade sempre foi em relação ao cabelo delas: será que é mofado?

Não dêem risada, hein, não é sacanagem. Meu questionamento é muito sério, embora tenha sim um tom debochado =)
Eram cinco meninas. Mulheres com postura infantil e ingênua. Super engraçado e estranho. Às vezes, dá até gastura quando elas me dizem que têm 28, 29 e 31 anos.

Enquanto eu ajudava a preparar a mesa e as meninas-expatriadas colocavam a mão na massa, as líbias se retiraram para "se arrumarem" e as outras duas que tinham saído do trabalho mais cedo chegaram, cobertas de preto, daquele jeito e, em 30 segundos, se transformaram em duas morenas tipicamente brasileiras de dar trabalho em qualquer calçadão do Rio deJaneiro.

Que agito para umas e que susto para mim! Ahaha. Senti medo. Parecia uma transformação cinematográfica. Cabelos longos, pretos, muito bonitos, olhos maquiados, roupas moderníssimas - saia, bermuda nos joelhos e blusa sem manga, decotada. Facilmente passariam despercebidas em qualquer boteco em BH! Aliás, despercebidas como árabes e muito bem notadas como toda jovem bonita que sai para tomar uma cerveja e se divertir!

Logo, as outras três saíram dos quartos-banheiros, com os cabelos à mostra e as roupas normais no corpo. Uma tinha até mechas a la Spice Girl! Uow-uow-uow, que alvoroço!

Eu olhava para as meninas e me perguntava o porquê não imaginá-las comigo em BH, conversando com meus amigos. Que nada! Isso aqui é outro mundo. E como disse um cara que me conhece muito bem, para viver isso, só pessoas que não são "da sala de jantar".

2 comentários:

Teca Camargo disse...

teria curtido o casamento!!!

Anônimo disse...

Nossa...adorei descobrir essas novas coisas lendo esse post!! beijoss Gabi

*Não adesão à nova regra gramatical.