sábado, 14 de novembro de 2009

Porque ele é o Presidente

líder [1 Chefe, guia. 2 Tipo representativo de um grupo. 3 Chefe de um partido político].
Michaelis

Se tem uma pessoa hoje que para mim é um verdadeiro líder, muito além desta definição simples, pouco profunda e sem adjetivos, é Fabio Barbosa - presidente do Grupo Santander Brasil e da Federação Brasileira de Bancos, Febraban.

Tive a oportunidade de presenciar duas palestras dele, quando em São Paulo. Uma foi incrivelmente inspiradora.Também, pudera, foi um bate-papo com Rey Anderson, fundador da Interface, mediado por Hélio Mattar, Presidente do Instituto Akatu. Depois, quando o conheci pessoalmente, Fabio falou para um grupo de 800 líderes, entre novos e maduros, em um Congresso que reuniu pessoas e representantes de mais de 100 países, para debater temas de relevância global.

Dali então, tive certeza de que era uma pessoa coerente, ainda porque pude falar com alguns que trabalham diretamente com ele e/ou que são funcionárias do Banco e que reafirmaram que é uma pessoa comprometida socialmente e que está por trás das tentativas, estratégias e espírito da responsabilidade que uma grande empresa tem para com as pessoas, fornecedores e todos os elementos que compõem as redes de relacionamento que nos mantém hoje.

Esta semana, o presidente do Grupo para o qual trabalho nos fez uma visita aqui na Líbia e se dispôs a fazer uma apresentação, seguida de conversa informal. Foi interessante e um pouco inspirador. Me surpreendeu. Dá uma motivação externa quando se pode entender o pensamento de um líder, de uma pessoa que está à frente de responsabilidades gigantes.

Ele é bom também. Mantém a tradição que marca o papel da fundação de toda e qualquer corporação que, mais do que qualquer outra coisa, leva consigo o legado do impacto - bom ou ruim.

De forma diferente, mas não menos importante ao do Fabio, ele tem um estilo de liderança expressivo e simples, se mostrando extremamente visionário, principalmente se lembrarmos que foi o grande defensor do pioneirismo que hoje nos é possibilitado viver. É claramente focado em relacionamento e, com resultados quase absurdos, se mostra efetivo e eficiente, contribuindo para a expansão de novos negócios, em todos os braços do Grupo.

A forma como ele caminha e transita pelas pessoas, acionistas, Governo e representantes da sociedade é feita de forma natural, inteligente, tipicamente brasileira e, porque não, inspiradora; de fato. A ele caberia parafrasear Isaac Newton, como Fabio o fez, no encontro com Rey: "Se eu vi mais longe, foi por estar de pé sobre ombros de gigantes".

Por isso que ele é o Presidente. Por essa e por outras que o dicionário não consegue definir.

Nenhum comentário:

*Não adesão à nova regra gramatical.