quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Sério. Uma história simplesmente incrível. Ou incrivelmente simples.

"Pensa como pensam os sábios, mas fala como falam as pessoas simples". Aristóteles
Sábado depois da academia fui dar uma volta pelo bairro de Pinheiros em busca de placas de "aluga-se" em prédios residenciais, para ajudar uma amiga minha que está de mudança para Sampa.
Num determinado edifício, toquei o interfone, o porteiro atendeu:
- Boa tarde!
- Boa tarde! O senhor sabe me dizer quanto é esse aluguel ou se tem algum telefone com quem eu possa falar?
- Olha, antes disso, você pode me ajudar?
(Na hora eu imaginei que ele estava sendo assaltado ou que estava passando mal, travei)
- Como, senhor?
- É que eu preciso de ajuda. Você pode me ajudar? Eu abro para você!
(Eu continuava sem entender, continuava com medo, mas entrei).

Fiquei na escada; ele dentro daquelas cabines. Logo, abriu a porta e disse:
- Entra aqui. Eu preciso fazer um negócio faz horas, mas sou muito burro.

O senhorzinho tremia, os olhos estavam marejados, ele parecia mesmo desesperado. Entrei, mantendo a porta da cabine aberta (#medodeassédio #loka #seilá) e disse:
- Como te ajudo, moço?
- Ai dona, sou tão burro. Eu sou muito burro. Eu preciso tirar foto desse papel que está na parede e mandar para a dona Márcia. Pelo whatsapp!

Gente, coisa linda! Fui, passo-a-passo:
1. Desbloqueia o celular, assim, o senhor sabe? E ele disse: "Não, sou tão burro!".
2. 'Tá vendo o iconezinho dessa câmera? Clica nele. E repetiu: "Ai, sou tão burro!".
3. Mira no papel que está na parede e aperta esse círculo branco aqui, pronto. Você já tem a foto do papel. "Nossa! Como sou burro!".

Não dava mais. Interrompi:
- Olha, não fala que você é burro, ok?
- Mas eu sou burro, dona! A dona Márcia me pediu isso cedo, não sei nada. Não sei mexer. Eu só sei do whatsapp. Mas eu clicava no whatsapp e pensava: "E a foto? Nunca tirei foto para mandar pelo whatsapp"!
Eu apenas disse:
- Tudo bem! Ninguém sabe tudo. O importante é você querer aprender e, você vai ver, não vai mais esquecer. Confia. Logo logo você vai tirar muitas fotos e mandar para as pessoas. Fica calmo e acredita que você não é burro tá? Todos nós só não sabemos de alguma coisa e por isso seguimos aprendendo tanto todos os dias. Todos os dias vivemos algo pela primeira vez, certo?

Nesse momento, ele apertou "enviar" e a imagem foi para a "dona Márcia". Ele sorriu, o bigode dele se espalhou pela boca, chegando quase às orelhas. Os olhos brilharam e ele disse:
- Você devia ser professora. Eu não sou burro. Mas você também sabe ensinar.
- E você sabe aprender.

Esse momento encheu meu coração pelo dia. Por ter feito algo tão simples e tão grande. Fiquei só me perguntando porque o sr. Walter não teve coragem de dizer a dona Márcia que ele não sabia fazer o que ela pediu: Intimidação? Vergonha?

Que todos nós possamos perguntar, para que vejamos nosso potencial em aprender. E que possamos nos arriscar, para que possamos ensinar; reaprendendo.

"A dúvida é o princípio da sabedoria". Aristóteles

Um comentário:

Unknown disse...

Que lindo. Obrigada por isso. :)

*Não adesão à nova regra gramatical.